quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

13º CONEB

 Durante os dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2011 aconteceu aqui no Rio o Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE (CONEB), um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil que recebeu cerca de 3 mil representantes de Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs e DAs) de todo o Brasil. O representante do nosso DA foi o nosso Presidente Fabio.
No evento também estiveram presentes estudantes de todo o Brasil e membros de CAs e DAs. Vários membros do nosso DA estiveram presentes nos três dias. Participamos de debates e levamos nossa principal luta, materializada em uma camiseta.
 O objetivo do evento foi votar em conselho as metas do movimento estudantil para o próximo período, e a proposta da UNE para o PNE (Plano Nacional de Educação) de 2011 a 2020.

No primeiro dia de evento, chegamos no CT da UFRJ por volta das 14hrs e como a programação estava toda atrasada e havia muitos ônibus chegamos ficamos na entrada CT conversando e trocando idéias com pessoas de várias partes do Brasil. Muitas perguntavam se o CEFET-RJ já havia se transformado em Universidade, pois estávamos com a camisa da UTFRJ, e se interessavam pela causa do CEFET. Bom, o objetivo da camisa foi alcançado! Conseguimos chamar a atenção do público.
Um pouco depois, encontramos com a Flávia (presidente da UEE) que nos apresentou várias pessoas, inclusive o presidente da UNE, que se mostrou solidário com a causa do CEFET. Logo após, conhecemos o vice-presidente da UNE que também se mostrou receptivo com a idéia da Universidade Tecnológica.
O objetivo de sábado foi cumprido, botamos o CEFET no mapa dos estudantes e da UNE, difundimos o objetivo de transformação em Universidade e conhecemos as pessoas que poderiam nos ajudar no objetivo final, que era a Moção de Apoio.


 No segundo dia do evento, aconteceram várias rodadas de debates sobre diversos temas. Participamos de várias delas, e aproveitamos o dia para procurar os alunos da UTFPR e CEFET-MG para conversarmos sobre nossa luta de transformação em Universidade Tecnológica.
Também encaminhamos para a sistematização (burocracia interna), um Pedido de Moção de Apoio da UNE e do Conselho para a transformação do CEFET-RJ em Universidade Tecnológica. Este pedido seria, ou não, aprovado na Plenária Final.


 No terceiro e último dia, nos dirigimos ao Maracanãzinho, onde aconteceu a Plenária Final. Ao chegar lá, descobrimos que nosso Pedido de Moção havia sumido, e tivemos que as pressas refazê-lo no Celular e imprimir no CEFET (por sorte estávamos perto).
Após as votações e defesas de propostas para as jornadas de lutas da UNE, foram votadas as moções. A nossa foi aprovada por aclamação, e pudemos assim deixar o Maracanãzinho com a missão cumprida.


Agora, de terça até domingo, acontece a 7ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, cujo tema será o Samba. Permanecerão no Rio os milhares de estudantes de todo o Brasil, para aproveitar esta festa que contemplará shows e oficinas na Quinta da Boa Vista, no Aterro do Flamengo e na Lapa. Mais informações no site http://www.bienaldaune.org.br

3 comentários:

  1. o post ficou ótimo!!gostei muito da primeira parte do texto!!rsrsrs!!

    ResponderExcluir
  2. pô bonito esse cara com a camisa da utfrj! uashusahush ..

    ResponderExcluir